A festa da lapa está de regresso à freguesia do Paul do Mar. Foi devido à pandemia que o evento não se realizou em 2020 nem em 2021, mas a XVI edição irá decorrer de 15 a 17 de julho.
É considerado um dos importantes eventos populares que se realiza no concelho da Calheta e que tem por objectivo destacar a herança cultural.
O evento é promovido pela Casa do Povo do Paul do Mar e conta com os apoios do Governo Regional e da Câmara Municipal da Calheta e colaboração de vários parceiros.
O presidente da Casa do Povo do Mar, Paulo Garcês, adiantou que as datas para a XVI edição da festa da lapa, já estão definidas para o fim de semana de 15 a 17 de julho.
O responsável pelo evento adiantou que a programação está a ser preparada e a seu tempo será divulgada.
Paulo Garces adiantou que simplesmente anunciamos já as datas do evento. E umas das razões que nos levou a divulgação da data do evento, é por causa dos emigrantes que gostam de participar nesta festa.
“Os emigrantes fazem questão de cá estar. Muitos emigrantes do Paul do Mar estão na Austrália, na África do Sul, na América, no Panamá e daí que necessitam de saber com antecedência as datas para poderem fazer as marcações das viagens e organizarem as suas vidas para poderem estar na festa da Lapa,” explicou Paulo Garcês.
A Festa da Lapa realiza-se na zona do cais e oferece uma programação diversificada, num cenário típico de um arraial madeirense, com barracas de comes e bebes.