Na próxima quarta-feira, 1.º de Maio, a freguesia do Arco de São Jorge une-se para a realização da IV edição da ‘Festa das Tosquias’, no retomar de uma tradição que se vinha perdendo e que agora é justificada pela crescente criação deste gado na freguesia.
Esta é mais uma das actividades que o Clube Desportivo do Arco de São Jorge tem vindo a incrementar, com o objectivo de preservar e divulgar as tradições desta localidade. De acordo com Nélio Gouveia, presidente da instituição que assinala hoje 22 anos, esta nova filosofia deve-se ao facto de serem poucos os jovens atletas da freguesia que permitem garantir a participação em modalidades federadas. Este ano volta a juntar-se à Festa a ‘Mostra dos Carrinhos de Cana’, na sua segunda edição, com a novidade de ter ‘ateliers’ de construção destes brinquedos de outros tempos.
Quanto às tosquias, serão cerca de 70 os animais aos quais será cortada a lã, num terreno descampado nas imediações da igreja do Arco. O programa da festa conta com um cortejo das ovelhas pelas 11h30. Segue-se um almoço oferecido pelo Clube cujo prato será o tradicional borrego. A partir das 14 horas terão início as tosquias, com animação a cargo da Banda Filarmónica do Arco de São Jorge e do duo ‘Avelino e Daniel’.