No próximo fim-de-semana, a freguesia da Ilha vive mais uma Exposição Regional do Limão. O certame, que vai já na 17.ª edição e conta com várias iniciativas, é visto pela população local como uma mais-valia para da dinamização da pequena economia desta freguesia do Norte da Madeira.
Por esta altura, ao redor da igreja, já começam a ser preparados os dois dias de festa do próximo fim-de-semana. A Casa do Povo Ilha, entidade organizadora desta exposição, junta diversos atractivos destinados a diferentes públicos, de diferentes gerações. Teremos a venda de produtos agrícolas, com o limão em destaque, acompanhado dos seus derivados, barracas de comes e bebes típicos do arraiais madeirenses, bem como um programa com forte componente tradicional, nomeadamente a Festa do Despique.
Palestras e animação
Na manhã de sábado, os agricultores terão a possibilidade de participar em palestras sobre a prática agrícola, as estratégias de desenvolvimento do sector e a valorização dos produtos, proporcionando debate e reflexão em torno destes aspectos fundamentais para aquela que é a principal actividade económica da localidade.
Sábado é também o dia em que actua, pelas 22 horas, o jovem músico Pedro Garcia com a sua banda. Pela noite dentro haverá discoteca com o Dj Lino Silva.
Domingo, dia 29, além da missa às 10 horas da manhã, ganha destaque o concurso de despique, dividido em dois momentos, às 14h30 e às 16 horas, bem como a actuação de Miro Freitas e a sua banda, às 16h30.
A cerimónia de entrega de prémios aos melhores produtores agrícolas está agendada para as 15h30, contando com a presença de Miguel Albuquerque.
Refira-se que esta é uma iniciativa co-financiada pelo PRODERAM 2020, a que se juntam os apoios do Governo Regional, da Câmara Municipal de Santana e da Junta de Freguesia da Ilha.