Hoje começou a festa de Santo António na freguesia da Ponta do Pargo, sendo popularmente conhecida pela festa dos tabuleiros, na qual os regentes de cada sitio levaram a sua romagem em direção à igreja paroquial.
As romagens começaram às 13 horas no sítios do Cabo, Lombada da Velha e Ribeira da Vaca, depois segui-se os sítios do Serrado, Pedregral, Salão de Cima, Salão de Baixo.
Este arraial é diferente dos demais do Arquipélago da Madeira, pois trata-se de uma festa dedicada a Santo António em pleno mês de Setembro, quando as festas deste santo ocorrem em Junho. A razão pela qual esta ocorre em Setembro é devido à época alta da produção agrícola em que as oferendas dos produtos da terra são expostas. Todos os anos em cada sítio da freguesia são escolhidos os casais regentes constituídos por um rapaz e rapariga, que em representação do sítio, acolhem em suas casas as oferendas que os habitantes pretender oferecer à Igreja. Antigamente o contributo dum regente seria da ordem de «trezentos e tal ovos, dois alqueires de trigo, fruta e outros produtos.» refere uma popular da freguesia recordando os velhos tempos. Cada sítio constrói o seu bazar numa estrutura feita de varas com verduras onde depois da romagem no percurso entre a casa do regente e o bazar são depositados os produtos da terra levados em tabuleiros, cujo produto da venda é ofertado à Igreja. Há todavia uma comissão organizativa deste evento.
Amanhã a missa em honra de Santo António começa às 16 horas na igreja paroquial da Ponta do Pargo e depois da celebração haverá a actuação do grupo de folclore da Calheta e da banda municipal.