‘Alzheimer em destaque’ foi o título do evento promovido, na manhã deste sábado, pela Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, nos Cinemas NOS Forum Madeira, que juntou a exibição do filme Mére (Mãe) e um debate sobre a doença!
O presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, abriu o evento e deu o mote ao notar “a importância de debater o Alzheimer e outras demências que estão a crescer devido ao aumento da longevidade da população”.
Seguiu-se a exibição do filme do realizador madeirense, João Brás, cuja produção contou também com o apoio da Junta, lançando pistas para um interessante debate moderado pelo jornalista Cesário Camacho, da RTP Madeira, que juntou diferentes personalidades.
Logo na abertura do debate, João Brás e Diogo Teotónio, da Neblina Filmes, realizador e produtor do filme, respectivamente, destacaram “o trabalho de pesquisa que antecedeu a realização do filme, de forma a retratar, sem filtros, a realidade de muitas famílias”.
Já Carolina Manica, enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria, destacou “a forma como o filme evidencia as dificuldades sentidas pelos cuidadores”, referindo-se “à importância dos familiares serem apoiados e não estarem sós perante um caso de demência”.
Em representação da Associação Alzheimer Portugal esteve a psicóloga Lucília Nóbrega, que enfatizou “o trabalho que a Associação desenvolve com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores”.
Por seu turno, João Lucas, formador da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, falou sobre a importância “do movimento, associada à estimulação cerebral e à interação social”, para prevenir e atrasar o aparecimento de demências.
Os convidados responderam também a várias questões colocadas pela plateia, composta por cerca de meia centena de pessoas, algumas das quais fizeram também questão de partilhar as suas próprias experiências.