Procurando manter a tradição, são várias as entidades, um pouco pelas várias freguesias da Região, que promovem iniciativas que evocam a chegada dos três reis Magos a Belém, dando também as boas vindas ao ano novo. Tradicionalmente conhecidas como ‘Cantar dos Reis’ ou ‘Cantar as Janeiras’, estas celebrações nascem da espontaneidade das famílias e grupos de amigos, que, de porta em porta, vão entoando canções alusivas desta quadra.
Por cá, nas diferentes localidades ainda se mantém viva esta tradição popular, embora, sejam cada vez mais as iniciativas organizadas por entidades públicas.
Casas do Povo animam Jardim
Como acontece todos os anos, a Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA), junta no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, no próximo sábado, véspera dos Reis, pelas 21 horas, vários grupos que garantem muita animação.
Arco com prendas ao Menino
No Arco de São Jorge, os Reis ‘oferecem’ prendas ao Menino, pelas 12 horas, depois da missa dominical. Haverá partilha de iguarias da quadra e animação pela banda local.
Canta-se o fado em noite de Reis
É no Salão Paroquial de Santa Rita que a Junta de Freguesia de São Martinho realiza, a partir das 20 horas deste sábado, uma iniciativa que junta o ‘Cantar dos Reis’ a uma noite de fado, com a fadista Susana Andrade. O evento é aberto ao público e é de entrada livre, com a Junta a oferecer o bolo-rei. Haverá outras iguarias à venda com preço simbólico, cujas receitas reverterem para a Paróquia de Santa Rita.
Curral, Câmara de Lobos e Machico com ‘mega’ bolo-rei
No Curral das Freiras, a Casa do Povo local volta a promover, também de 5 para 6 de Janeiro, o encontro de grupos de cantares, garantindo muita animação no centro da freguesia, seguindo, depois, de porta em porta. O evento que vai já na 25.ª edição é aberto ao público e tem início marcado para as 18h30, prolongando-se pela noite dentro. Haverá um ‘mega’ bolo-rei com 25 kg e 13m de comprimento.
Em Câmara de Lobos, numa iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Pastelaria ‘Rainha’, pelo 6.º ano consecutivo haverá um bolo-rei com mais de 140 metros e cerca de 250 quilos. No dia 6 Janeiro, pelas 11 horas, na Praça da Autonomia, esse grande bolo será partido e distribuido pelos presentes. Conte com animação até à hora de almoço.
Em Machico, o bolo-rei terá cerca de 300 metros, com a Junta de Freguesia a promover um serão de cantares e fados, no sábado, a partir das 19h30, no Largo da Praça.
Ponta do Sol na ‘Vila Natal’
Também este sábado, a Ponta do Sol, ‘recebe’ na sua Vila Natal, na Avenida 1º de Maio, o ‘Cantar dos Reis’, a partir das 21 horas, numa organização conjunta do Grupo de Folclore e da Câmara Municipal da Ponta do Sol, que caminha, assim, para o terminus dos festejos natalícios neste concelho.
Ribeira Brava assinala data
No domingo, Dia de Reis, as cantigas acontecem na frente mar da Ribeira Brava, onde, a partir das 16 horas, vários serão os grupos tradicionais que vão animar a tarde, num evento organizado pela Câmara Municipal local.
Concerto na Calheta
Na Calheta, a Casa do Povo local, para assinalar o ‘Dia de Reis’, promove, no dia 5, um concerto pelos alunos da formação musical da instituição. O espectáculo musical terá lugar a partir das 18 horas, na Igreja Paroquial de São Francisco Xavier. No final haverá um pequeno convívio.
Jardim da Serra também ‘canta’
Pela mão da Casa do Povo do Jardim da Serra, no próximo sábado, ao final do dia, juntam-se alguns populares e, em grupo, vão pelos pontos mais emblemáticos da freguesia, cantando e levando um pouco de animação às pessoas. O itinerário no centro da freguesia, onde, pelas 21 horas actua o artista regional Roberto Jardim, numa acção com o cunho da Junta de Freguesia local, procurando dinamizar as visitas ao seu mega-presépio, aberto ao público até ao próximo dia 20 de Janeiro.
Camacha com ‘Grande Prémio’
Na Camacha, o dia de Reis é sinónimo de atletismo, com a realização, no sábado, do ‘XVII Grande Prémio dos Reis’, prova pontuável para o circuito regional ‘Madeira a Correr’. Numa organização conjunta da Associação de Atletismo e da Junta de Freguesia da Camacha, a prova com cerca de 6.500 metros tem início marcado para as 17 horas.