Desde o início da semana que a Junta de Freguesia do Caniço disponibiliza aos seus fregueses a possibilidade de comunicarem com a instituição através da ‘Gesincidentes’, uma aplicação que permite aos utilizadores denunciar problemas detectados na via pública de uma forma simples e mais eficaz, com a possibilidade de poderem juntar fotografias da situação em causa.
Para Milton Teixeira, esta nova ferramenta colocada à disposição da população do Caniço é “mais uma forma de proximidade e exemplo do trabalho que temos vindo a desenvolver junto da população”, sustenta.
Tocando nas vantagens da aplicação, o presidente da Junta destaca a facilidade e rapidez com que a comunicação passa a ser feita, “o que influência, naturalmente, o tempo de resposta e resolução do problema, sempre que seja da nossa competência”. Quando se trate de situações que fogem à alçada da Junta, esta encarrega-se de dar conta do sucedido à entidade correspondente.
A aplicação para smartphones vem, assim, juntar-se à funcionalidade idêntica que já era disponibilizada no site da Junta de Freguesia, permitindo ambas um acompanhamento em tempo real do estado do problema ou incidente reportado.
No que toca à geo-referenciação das ocorrências, Milton Teixeira deixa o alerta de que “algumas moradas não são, de forma automática, correctamente associadas ao registo, devido à cartografia de base utilizada”, que nem sempre inclui as estradas secundárias. Por essa razão, o utilizador deverá adicionar a morada correcta no texto do incidente.
Para poderem utilizar esta ferramenta, os fregueses do Caniço deverão descarregar gratuitamente a aplicação ‘Gesincidentes’ através da ‘Google Play Store’ ou da ‘Apple Store’, e posteriormente preencher o respectivo formulário com os seus dados (nome e e-mail).