A freguesia da Camacha comemora, este fim-de-semana, (5 e 6 de Setembro) os 26 anos da elevação a vila com várias actividades promovidas pela Junta de Freguesia local.
As comemorações arrancam na manhã de sábado com um evento online, transmitido na página oficial da Junta de Freguesia, a partir das 10 horas
Trata-se de uma tertúlia que conta com a presença de Pedro Fernandes, Presidente da Junta de Freguesia da Camacha, Filipe Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Padre Óscar Andrade, pároco da Paróquia da Camacha e do Rochão e de Gilda Nóbrega, responsável pelos Grupos Folclóricos Infantil e Juvenil da Camacha, com apresentação de Justino Teixeira e Catarina Fernandes.
Serão apresentados diversos quadros vivos, representando o quotidiano da Freguesia d’outrora, que serão explanados por Humberto de Jesus (responsável do Grupo de Romarias Antigas do Rochão) e por Alexandre Rodrigues, responsável pelo Grupo de Folclore do Rochão.
A iniciativa realiza-se na requalificada Quinta da Moscadinha, um projecto do empresário Márcio Nóbrega e vai homenagear duas pessoas da terra: a enfermeira Lídia Mota e o relojoeiro José de Freitas.
Para domingo, dia 6, às 09h30, será celebrada uma Missa na Igreja do Rochão, por todos os Camacheiros, vivos e defuntos, e por todos aqueles que optaram por viver nesta Freguesia.
Prova de ciclismo
Inserido ainda nestas comemorações, a Junta de Freguesia, em parceria com a Associação de Ciclismo da Madeira e a Secção de Ciclismo do Club Sport Marítimo, promove o ‘II Grande Prémio de Ciclismo da Camacha / 5.ª Prova da Taça da Madeira de Ciclismo’, na tarde de domingo, com a participação de uma centena de ciclistas de todas as idades.
Às 14h15, será dinamizada uma Gincana de Escolas no polidesportivo existente no Largo Conselheiro Aires de Ornelas, destinada aos mais novos, estando posteriormente previsto o início da Prova Jovem, às 15h30, e a Prova Principal para as 16h45. Face ao Plano de Contingência adoptado pela Associação de Ciclismo da Madeira e seguindo as recomendações das entidades competentes, não serão realizadas as tradicionais cerimónias de entrega de prémios.