São Gonçalo é uma das freguesias do Funchal que também já percorre os trilhos da sustentabilidade ambiental. Inscrita este ano pela primeira vez no projecto Eco-Freguesias, passa a partir de agora a estar certificada na área ambiental pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.
Um prémio que vem reconhecer a dinamização e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental. Paulo Bruno Ferreira, presidente da Junta de São Gonçalo, lembra que este “é um processo dinâmico e que nunca está completo. Há sempre algo mais a fazer”, reforça o autarca socialista.
Desde há alguns anos que os bons hábitos ambientais têm vindo a ser colocados em prática, quer pela Junta de Freguesia, quer por quem nela habita ou trabalha. Mas era “necessário engrenar uma nova velocidade”, como refere, e, como tal, “o executivo decidiu por um fortalecimento das políticas ambientais nos mais diversos campos. Uma forma de cativar cada vez mais pessoas a se unirem à Junta na defesa deste objectivo que, de resto, já é seguido pela comunidade escolar e em muitos lares da freguesia2.
A certificação da ABAE, é vista em São Gonçalo não só como um prémio, mas é também “um incentivo para que já na próxima edição do Eco-Freguesias a bandeira verde seja ostentada também por esta freguesia”.