A Junta de Freguesia de São Roque do Faial, em Santana, comemora hoje 173 anos e foi criada pela Carta de Lei de D. Maria II, de 24 de julho de 1848.
O presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Faial, Gonçalo Jardim, adiantou que devido à pandemia e às dificuldades económicas das famílias este ano a Junta deliberou apoiar todos os alunos da freguesia, com um voucher para aquisição de material escolar nas papelarias do Concelho.
O autarca refere ainda que será assinado um protocolo com a Associação Desportiva de São Roque do Faial, e Associação Santana Cidade Solidária, para apoio monetário das mesmas.
“Devido à situação atual, de pandemia mundial, provocada pelo vírus Covid-19, as comemorações serão as possíveis cumprindo com as recomendações da Secretaria Regional da Saúde” frisou Gonçalo Jardim.
As comemorações do dia da freguesia começam pelas 16h30 com a recepção às entidades oficiais, depois decorre o hastear das bandeiras com hino da freguesia. Pelas 17 horas será o descerramento dos murais em azulejos em frente ao edifício da Junta alusivos às capelas e Igreja Paroquial da Freguesia, pintados pelo professor Renato do Centro de Actividades Ocupacionais de Santana e de seguida será apresentado o roteiro dos fontanários da freguesia.
As comemorações do dia de freguesia de São Roque do Faial, terminam com uma missa solene, às 18h30 e depois da celebração haverá um partir do bolo e cantar de parabéns no adro da igreja.
O nome desta Freguesia, provém de uma ermida levantada, em 1551, no lugar do Chão da Ribeira, ao sítio dos Terreiros, dedicada a São Roque. Em 1927, foi benzida a nova Igreja da Freguesia, localizada no sítio do Chão do Cedro Gordo.
No início do povoamento da freguesia em que eram necessárias cortar muitas árvores para conseguir avançar pelos montes acima, estas terras eram conhecidas por terras do Cedro Gordo.