O Festival Internacional de Folclore ‘Funchal Folk – Arraial do Mundo’ teve ontem início e levou largas dezenas de pessoas ao adro da Igreja do Imaculado Coração de Maria, onde regressa na quarta e quinta-feira, às 21 horas. A cerimónia de abertura decorreu, antes, na Praça do Município, mas a noite de festa foi mesmo na freguesia “mãe” do evento.
Cada grupo participante realizou uma apresentação instrumental, terminando com uma actuação de um grupo de Guimarães. Na ocasião, Pedro Araújo expressou “o seu profundo agradecimento a todos os que contribuem para a realização do Funchal Folk”, enfatizando “o papel do festival como uma oportunidade única de celebrar a cultura tradicional de várias nações”.
O festival, que vai também animar as ruas do centro da cidade com apresentações itinerantes, agendadas para hoje, termina na sexta-feira, com uma grande Gala no Cais 8, encerrando uma semana que se perspectiva repleta de manifestações culturais e folclóricas.
“Enriquecido pela presença de grupos internacionais, que trazem ao Funchal o melhor do seu folclore, o Funchal Folk destaca-se como uma celebração inédita no Imaculado Coração de Maria, promovendo o encontro de culturas e o fortalecimento de laços entre os povos”, termina nota à imprensa.