Jaime Gomes
Jaime Gomes
O novo ano inicia-se sempre com a festa do padroeiro da nossa freguesia, 1 de janeiro é efetivamente o dia do Senhor Bom Jesus.
É para mim a melhor forma de se iniciar um novo ano. Não é o grande arraial de setembro, mas é simbólico que se inicie cada novo ano celebrando o Bom Jesus. Sinal de fé e reconciliação para mim, a celebração ao nosso padroeiro é sobretudo uma marca do nosso povo. Simples, mas cheia de força, simbolismo e energia renovada. Findo que foi o período de Natal, onde existiram tantos momentos importantes, as missas do parto, os ensaios das Romarias, a Missa do Galo, os convívios com a família e amigos…o dia 1 de janeiro é para mim tempo de reencontro comigo mesmo.
E 2019 iniciou-se colocando no topo da agenda 3 eleições, cada uma com a sua particularidade e importância. A 26 de maio eleições para o Parlamento Europeu, a 22 de setembro as eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. E a 6 de outubro eleições à Assembleia Legislativa Nacional. Temos visto nos media os protagonistas políticos a desdobrarem-se em iniciativas e num rodopio de contactos, seja beijando as velhinhas e os bebés, seja tirando selfies até á exaustão.
O que devemos esperar, o que devemos exigir em cada um dos momentos eleitorais deverá nos preocupar mesmo sendo nós uma freguesia pequena da Costa Norte da Ilha da Madeira. Os que para aí dizem que contamos pouco, porque temos pouco peso eleitoral, porque somos poucos em número, acertam na análise fria dos números enganam-se redondamente e retumbantemente. Nunca fomos tão importantes, nunca como agora deveríamos marcar a atualidade do contexto político regional. Nunca como hoje esteve em causa o bem comum, nunca como agora foi tão importante marcar a particularidade que cada um tem. Ao nível da nossa freguesia e mesmo a nível concelhio as particularidades têm vindo a ser marcadas e potenciadas.
Por mim e pela experiência de trabalho em prol da Ponta Delgada, sempre de forma voluntária, e que isso fique bem claro, nunca ganhei um tostão pelos “cargos” (risos) que desempenhei ou desempenho atualmente. Sempre de forma gratuita, e como é voluntariado, por vontade própria. Sou Presidente da Assembleia de Freguesia da Ponta Delgada porque acredito que é por aqui que podemos começar a marcar a diferença e mudar o rumo da nossa terra. E desempenho o cargo o melhore que sei e consigo, longe de jogos de poder e de bastidores que tanto apraz a certos dirigentes e certas personagens. E de política estamos por agora conversados.
Numa nota bem mais positiva e agradável destacar a prestação dos atletas da ADR Ponta Delgada que se sagraram no passado dia 12 de janeiro Vice-campeões Regionais por equipas masculinos na categoria de cadetes, o segundo lugar do Bruno Ventura e terceiro lugar João Faria ambos em cadetes masculinos. Marta Fernandes sagrou-se Campeã Regional também na categoria de cadetes femininos. Estão de parabéns os atletas, os pais dos atletas, os seus treinadores e por último a direção da qual tenho a honra de ser presidente da direção. Mas para além do aspeto competitivo é objetivo principal desta direção formar homens e mulheres de bem, integrados na sociedade e formados para trabalharem na busca do seu bem-estar e dos que nos rodeiam. Acho, modéstia à parte, que temos conseguido isso, e a prova são os resultados que estão à vista de todos e temos o conseguido de forma transparente e baseado num trabalho honesto e abnegado por parte da direção. Nesta caminhada enaltecer o apoio financeiro, logístico e humano da camara Municipal de São Vicente sem esse apoio não seria possível sequer pensar em manter a ADR aberta. E fora alguns apoios, poucos dos privados, é com esse apoio municipal que temos feito render, e temos alcançados estes resultados. Dia 25 de Janeiro estrão em Viana do Castelo mais uma vez em competição os nossos atletas Marta Fernandes e João Faria, representado a ADR Ponta Delgada, a nossa freguesia, o nosso concelho e a Madeira. E aqui um pequeno desabafo, os pequenos clubes precisam de mais apoio do Governo Regional, sem dinheiro mesmo que pouco não há
E para finalizar desejar a todos um bom ano de 2019…desejando muita saúde e prosperidade.