A 29.ª edição do Concurso “Uma Escola, um Jardim”, da Câmara Municipal do Funchal (CMF), que envolveu 1982 alunos, é um tributo à importância dos espaços verdes escolares
Esta quarta-feira, dia 5 de junho, “Dia Mundial do Ambiente”, o Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal (CMF) foi palco da entrega de prémios aos vencedores da 29.ª edição do Concurso “Uma Escola, um Jardim”.
Esta iniciativa, promovida pela Unidade de Sensibilização Ambiental da CMF, tem como objetivo principal incentivar a criação e a manutenção de espaços verdes – jardins e/ou hortas – nos estabelecimentos de ensino, fomentando, dessa forma, o envolvimento da comunidade educativa na manutenção dos espaços verdes das escolas.
A cerimónia contou com a presença da vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, que aproveitou a ocasião para felicitar todos os participantes, destacando o trabalho desenvolvido nas escolas no âmbito deste concurso. Enfatizou, ainda, o papel crucial que os espaços verdes desempenham nos estabelecimentos de ensino, promovendo a educação ambiental, o contacto com a natureza e a criação de um ambiente mais saudável e propício à aprendizagem.
Nesta 29.ª edição do concurso “Uma Escola Um Jardim”, participaram 22 estabelecimentos de ensino, num total de 28 espaços a concurso – 13 Jardins e 15 hortas, envolvendo 1982 alunos.
Tal como constou no programa do concurso do presente ano, os estabelecimentos de ensino puderam concorrer nas modalidades: Jardim e/ou Horta.
A avaliação foi feita atendendo aos seguintes critérios: interesse e participação dos alunos (avaliação do relatório); planeamento e organização do espaço; beleza e vigor das plantas; probabilidade de manutenção duradoura em bom estado (controlo de espécies infestantes e aproveitamento dos resíduos orgânicos para compostagem); existência de espécies da flora madeirense na modalidade jardim; existência de espécies hortofrutícolas de origem regional na modalidade horta e presença de elementos artísticos (espantalho, escultura, comedouro para aves, etc.).
A Câmara Municipal do Funchal atribuiu prémios aos estabelecimentos de ensino vencedores, nas duas modalidades (Jardim e Horta), em material de jardinagem, no valor total de dois mil e seiscentos euros (2.600 €), sob a forma de cheque-oferta, cujo valor deverá ser trocado por material em estabelecimento comercial.
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZarco) ganhou o 2.° prémio e agradece antecipadamente a toda a comunidade educativa e em especial ao assistente operacional, Eusébio Luís, que tanto nos ajudou na harmonização do jardim
Agradece, igualmente, à Direção Executiva, que sempre esteve atenta e acolheu desde o início este projeto. E é, naturalmente, com alegria que as professoras Ana Sofia Rodrigues e Rubina Freitas, do grupo 700, partilham este prémio! É um jardim de todos e para todos, um espaço naturalmente feito pelos discentes e que está em contínua construção.