O Conselho de Governo autorizou o lançamento do concurso público para a empreitada designada por “Consolidação e proteção da margem esquerda do Ribeiro do Massapez – Porto da Cruz”, até ao montante de 770 mil euros
No início de Dezembro de 2020 verificou-se o colapso por derrubamento do muro de suporte da Rua Marechal Spínola, no Porto da Cruz, numa extensão aproximada de 30 metros. Esse desabamento pôs em causa uma moradia e os materiais que resultaram deste acontecimento afetaram as margens da ribeira e o seu normal funcionamento. Na altura, o Governo Regional anunciou que ia avançar, com carácter de urgência, com a consolidação das margens da Ribeira do Massapez e consequente reparação da estrada, para que a população fosse salvaguardada e não estivesse privada dos seus acessos, mesmo sendo uma estrada municipal, sob gestão camarária.
Após este acontecimento, o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), iniciou, de imediato, trabalhos preventivos no talude da estrada colapsada, de forma a preservar a casa que ficara mais desprotegida. Na ocasião foi realizada uma consolidação provisória, com a colocação de malhasol e betão projectado, de forma a conseguir um sustimento do solo a jusante das edificações e infra-estruturas existentes.
“Esta estrada encontra-se sob gestão camarária, mas, atendendo a que o desmoronamento da mesma prejudicou o normal funcionamento da Ribeira do Massapez e afetou as suas margens, o Governo Regional decidiu avançar para salvaguardar a população e as suas acessibilidades e este passo agora dado vem confirmar o compromisso feito na altura”, salienta o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino.
Assim, após os trabalhos preventivos realizados, impõe-se agora uma intervenção de engenharia de consolidação e proteção do talude da margem fluvial esquerda, na faixa longitudinal coincidente com a área de fundação do muro de suporte da estrada a reconstruir.