O Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula celebra o seu 45.º aniversário e para assinalar a data, em parceria com a Paróquia de Gaula e no âmbito do protocolo anual entre a Junta de Freguesia de Gaula e o Grupo de Folclore, este propôs-se a realizar a reconstituição etnográfica e recuperar a tradição das romagens por ocasiões das festas paroquiais.
Esta tradição extinguiu-se há mais de 40 anos, sendo que era uma actividade muito vivida pela população, envolvendo centenas de paroquianos dos diversos sítios.
Tanto era o empenho dos habitantes de Gaula, para esta tradição, que o Grupo de Folclore foi fundado pelo Padre Alfredo Aires de Freitas precisamente para participar nas romagens que então se realizavam no ano de 1978.
A concentração dos participantes dos vários sítios da paróquia será pelas 14 horas no largo do cemitério, e daí partirá a romagem rumo à igreja com todos os participantes e demais ofertas para posteriormente serem vendidas e leiloadas no bazar da paróquia.
Para além da organização da romagem, o Grupo de Folclore irá participar na eucaristia e procissão, assim como actuar após as cerimónias solenes comemorando desta forma o 45.º aniversário, precisamente da forma como o grupo foi fundado, na Festa da sua Padroeira, Nossa Senhora da Luz.
Este fim-de-semana decorre a Festa do Santíssimo Sacramento, no sábado, e a Festa de Nossa Senhora da Luz, no domingo, na paróquia de Gaula.
O Grupo de Folclore pertence desde 1987 à Casa do Povo de Gaula, é composto por 50 elementos e é orientado por Manuel Sena.