O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha completa, no dia 1 de Novembro, 70 anos de existência e preparou um programa especial para assinalar a data. Os festejos já tiveram início no verão com a realização da IX Gala de Folclore Maria Ascensão, onde estiveram presentes 7 grupos, simbolizando as 7 décadas que celebram em 2018. Nesta gala foi ainda homenageado Carlos Santos, o primeiro director artístico do GFCPC.
Continuando as comemorações, este grupo preparou um programa especial para os dias 31 de Outubro e 1 de Novembro, onde se destaca o lançamento do seu novo sítio online e um espectáculo comemorativo em colaboração com o Teatro Experimental da Camacha, ambos a decorrer no dia 31, a partir das 20 horas, no auditório da Casa do Povo da Camacha.
Trata-se do grupo da Região Autónoma da Madeira mais antigo com actividade ininterrupta. No seu historial conta já com diversos prémios e homenagens a nível regional, nacional e internacional. Por eles já terão passado centenas de camacheiros de diversas gerações. Contabiliza já cerca de 100 digressões representando a Madeira e o se folclore, por cerca de 24 países diferentes.
No âmbito das comemorações do aniversário o GFCPC tem ainda previstas outras iniciativas que ocorrerão no ano de 2019, assinalando a sua primeira actuação oficial, há 70 anos atrás.
Programa comemorativo do 70 anos do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha:
31 de Outubro
20 horas– Apresentação do site do GFCPCamacha – www.grupofolcloricocamacha.com
20h30 – Espectáculo alusivo à participação do GFCPCamacha no Concurso Internacional de Danças e Canções Populares – Madrid – Espanha em 1949. Participação especial do TEC – Grupo de Teatro da Casa do povo da Camacha.
1 de Novembro
10 horas– Deposição de flores no cemitério da Camacha – homenagem aos componentes do GFCPC que já partiram
11 horas – Missa de Acção de Graças – na igreja da Camacha, com a participação/colaboração especial do Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha.
3 de Novembro
15 horas – Actuação solidária – Hospital Dr. João de Almada.