Um grupo de cerca de 50 jovens da Paróquia do Estreito de Câmara de Lobos vai dar forma à encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, retomando, assim, uma tradição que desde 2010 tem sido cumprida na localidade.
A rua Cónego Agostinho Figueira Faria, entre a padaria local e o adro da Igreja do Estreito será, pois, o palco onde serão encenados os momentos da última ceia, do Monte das Oliveiras e a traição de Judas, da condenação de Jesus, do seu caminho para o Calvário e, por fim, da sua crucificação e sepultura.
De acordo com a organização, esta é uma iniciativa que surge na sequência do esforço que, desde 2009, este grupo de jovens da freguesia do Estreito tem desenvolvido com o intuito de recuperar as tradições mais significativas para a vida religiosa da população local. Neste âmbito, destacam-se, por exemplo, as representações feitas por ocasião da quadra natalícia, nomeadamente, o Auto de Natal que todos os anos ali acontece, bem como a preparação de todas as decorações dessa época.
No que à Via Sacra diz respeito, têm procurado introduzir sempre um elemento novo. No ano passado toda a representação colocou o foco nas dores de Maria, mãe de Jesus. Na edição deste ano, revelam-nos alguns dos jovens ligados ao projecto, vão retomar uma estrutura mais tradicional, com mais personagens do que em outras representações feitas nos anos anteriores.
Embora tenha como destinatários, sobretudo, a população local, a verdade é que tem vindo a crescer o número de espectadores, nomeadamente de fora da freguesia.
A encenação terá lugar a partir das 10h do próximo dia 30 de Março, Sexta-feira Santa.