

Pela primeira vez, hoje, o pároco Paulo Jorge Catanho Silva, recebeu o Pão-por-Deus por parte do Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial. O padre tomou posse na paróquia há cerca de uma semana e, na missa, recebeu os produtos da época: castanhas, nozes, figos, peros, entre outros frutos, ao som de música e letra feita para assinalar essa ocasião.
Esta é uma das formas encontradas pela Casa do Povo de São Roque do Faial para celebrar esta tradição. Também o presidente da Casa do Povo foi presenteado com o Pão-por-Deus, bem como o presidente da Junta de Freguesia local. Gonçalo Jardim foi presenteado pela última vez no cargo de presidente da Junta, após 12 anos à frente dos destinos da mesma.
“A Casa do Povo pretende, com este tipo de iniciativas, manter vivas as tradições desta freguesia e ir incutindo nos mais novos a importância deste tipo de costumes e tradições”, indica em nota à imprensa, onde realça “o peso cultural que estas tradições ainda têm na vivência do nosso povo, de um modo mais acentuado nas pessoas idosas”. “Embora actualmente, o nível de vida tenha melhorado, nunca é de mais recordar os tempos em que as pessoas trocavam os seus bens pelo facto de não terem poder de compra. Ainda se vê, por esta altura, os vizinhos a oferecerem uns aos outros um pouco daquilo que têm: O “Pão-por-Deus”…”, termina.