“Há quatro anos, quando fui eleito, fui considerado por muitos um analfabeto mas, quatro anos depois, cá está o resultado: a Junta de Freguesia funciona muito melhor, o dinheiro foi bem gerido e não temos nada para pagar. Está tudo pago”. É desta forma que João Campanário dá o ‘troco’ àqueles que o criticaram, não esquecendo as palavras duras que escutou quando, em 2017, foi eleito à Junta de Freguesia da Ponta do Sol.
Mas, aparentemente, tudo mudou. O autarca socialista não só conseguiu ser reeleito com 53,8%, como obteve uma maioria absoluta contrariamente ao que tinha na Assembleia de Freguesia onde, lembra, enfrentou dificuldades sobretudo quando viu ser chumbado o orçamento, no entanto sublinha que isso não impediu de “agilizar processos administrativos”.
“Os atestados, os registos dos canídeos, as contratações, tudo era demorado daí que decidimos abrir um concurso para contratar uma funcionária que veio a ser uma boa opção”, regozija-se, deixando reparos ao modelo de funcionamento que vigorava antes da sua entrada.