Depois da intervenção no interior da igreja São João Batista, na Fajã da Ovelha, chegou a vez de proceder à recuperação dos arredores da paróquia. A Câmara Municipal da Calheta já decidiu apoiar a beneficiação. A autarquia abriu concurso para a empreitada orçada em 240 mil euros.
O presidente do município considera que o investimento pretende salvaguardar o “património religioso” do concelho. Os trabalhos incluem a construção de sanitários públicos e o arranjo da escadaria de acesso ao templo religioso.
Em 2022 foi concedido um apoio do Governo Regional no valor de 260 mil euros, através da celebração de contrato-programa com Fábrica da Igreja Paroquial da Fajã da Ovelha, visando a beneficiação do imóvel classificado, designadamente em paredes, pavimentos, tectos, vãos, cobertura, carpintarias e serralharias, bem como pintura interior e exterior.
A Igreja de São João Baptista foi classificada em 1977 como Imóvel de Valor Concelhio, o que equivale à classificação como Imóvel de Interesse Municipal.