• Santo António
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Varandas alvo de intervenção no Caniçal
19 Fevereiro, 2019
IFCN interdita bicicletas no Fanal e Ribeira da Janela
20 Fevereiro, 2019

IHM manda demolir muro em Santo Amaro

20 Fevereiro, 2019 às 5:21

Foi na semana passada que, sem autorização das entidades competentes, dois dos moradores das casas que existem junto ao Bairro de Santo Amaro, resolveram construir um muro em betão vedando o acesso a uma zona ajardinada com passagem que ligava à Travessa Dr. Fernando Rebelo (acesso à Escola do Tanque), para posterior usufruto desse mesmo espaço.
A situação depressa levou a que alguns vizinhos tenham questionado esta apropriação do espaço público, tendo dado conta do sucedido ao ‘Diário das Freguesias’, que procurou explicações junto da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), proprietária dos terrenos, onde foram construídas estas habitações, há já vários anos, ao abrigo de um programa de auto-construção em direito de superfície.
Refira-se que esta construção entre as moradias 9 e 10 não mereceu o aval daquela entidade pública, que teve conhecimento da situação na passada sexta-feira, tendo, desde logo, tomado as devidas providências, que levaram a que fosse solicitada aos superficiários envolvidos a reposição da situação.
Ainda de acordo com aquela empresa pública, a construção em causa “não cumpre com os requisitos legais do loteamento efectuado pela IHM e licenciado pela CMF”, esclarecendo que “qualquer morador está impedido legalmente de o fazer”.
Embora alguns dos moradores contestatários tenham alegado favorecimentos por parte da IHM, já que, segundo dizem, um dos envolvidos é seu funcionário, a empresa presidida por Vânia Jesus afirma não ter havido qualquer tipo de favorecimento, além de que desmentem que as obras que estavam a ser indevidamente realizadas estivessem a sê-lo pela mesma empresa que está a efectuar a intervenção no Bairro de Santo Amaro. Segundo a IHM, “essa situação não poderia acontecer em nenhuma circunstância”.
Saliente-se que durante o dia de ontem, alguns funcionários de uma empresa de construção civil estiveram no local a derrubar o muro, repondo a normalidade da situação.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

foto OD

11 Fevereiro, 2026

Junta lança Orçamento Participativo


Ler mais

foto OD

11 Fevereiro, 2026

Estacionamento abusivo de ex-autarca em lugar reservado às juntas de freguesia


Ler mais
10 Fevereiro, 2026

Curral das Freiras entrega vouchers de apoio à agricultura familiar sustentável


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Junta lança Orçamento Participativo
  • Abertas inscrições para a 35.ª Exposição Regional da Anona
  • Imaculado assinala Dia Internacional da Criança com Cancro com missa solene
  • Estacionamento abusivo de ex-autarca em lugar reservado às juntas de freguesia
  • Curral das Freiras entrega vouchers de apoio à agricultura familiar sustentável
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.