A Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) promove, a partir do dia 13 de Abril, a terceira volta à Ilha pelo Caminho Real 23. Esta iniciativa terá a duração de 8 dias, com a direcção da Associação a deixar o convite a todos os seus associados e a outros entusiastas do pedestrianismo a se juntarem aos participantes já confirmados.
Refira-se que esta ‘volta à Ilha’ tem vindo a ser organizada pela ACRM durante a interrupção lectiva da Páscoa, o que volta a suceder este ano. O início do percurso terá lugar no Porto Moniz, levando os caminheiros a percorrer pelo litoral os mais de 200 quilómetros do Caminho Real 23, passando por 10 concelhos e 37 freguesias, numa redescoberta da história, património e cultura da Madeira.
No decurso do caminho, os participantes terão oportunidade de registar a sua passagem na rede de parceiros que a ACRM tem estabelecida por toda a Ilha, utilizando para o efeito a ‘Credencial do Caminheiro’, que constitui uma espécie de passaporte individual onde serão apostos selos a certificar a passagem nas diferentes localidades.
No caminho serão visitados mais de 100 locais de culto, entre a catedral, igrejas, capelas, nichos e oratórios, que ficam na circunvizinhança do CR23.
De referir que os interessados em participar apenas em alguns dos dias, poderão fazê-lo, bastando, para tal, estarem presentes diariamente no local de partida na hora combinada, não sendo necessário qualquer pagamento nem reserva de lugares. As refeições e alojamentos serão da responsabilidade dos caminheiros, podendo a ACRM recomendar ou sugerir alguns a quem necessitar.