
A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria deliberou, na passada sexta-feira, apoiar 59 jovens estudantes universitários da freguesia, prosseguindo uma política pública que tem vindo a consolidar-se desde 2021.
Trata-se do maior número de sempre de jovens estudantes universitários apoiados pela Junta na sua história, incentivando o acesso ao ensino superior, num investimento estruturante na valorização do futuro coletivo, bem como no apoio às famílias locais.
O valor total do apoio é de 9.900 euros, montante que será considerado no orçamento de 2026, de forma a garantir que a transferência das verbas para as famílias ocorra logo no primeiro trimestre do novo ano.
Esta deliberação dá continuidade ao novo Regulamento para a Concessão de Apoio aos Jovens Estudantes Universitários, em vigor desde o ano letivo anterior, que veio alargar o universo de beneficiários, conferindo acesso universal a este programa.
Com o regulamento em vigor, são elegíveis os jovens até aos 26 anos residentes e recenseados na freguesia há mais de um ano que apresentem aproveitamento escolar, reforçando assim o compromisso em promover igualdade de oportunidades.
Com esta deliberação, a Junta confirma a atribuição de apoios financeiros que podem ir até 250 euros por estudante, distribuídos segundo critérios objetivos definidos no regulamento aprovado no ano passado.
Este regulamento valoriza o escalão de abono de família e distingue entre alunos deslocados e alunos a estudar na Região, assegurando uma afetação justa e equilibrada dos recursos públicos às necessidades concretas das famílias.
O apoio representa a continuidade de um caminho iniciado em 2021, quando a Junta retomou um programa que havia sido suspenso anteriormente, e que foi alterado, no ano passado, de forma a beneficiar um número crescente de estudantes.
O recorde de candidaturas elegíveis atingido em 2025 confirma o impacto social positivo de uma política estável, previsível e focada na promoção da qualificação dos jovens do Imaculado Coração de Maria.
A propósito deste apoio, o presidente Pedro Araújo sublinhou que a educação continua a ser “um dos pilares estratégicos da freguesia”, recordando também a distribuição dos vouchers de material escolar para crianças da pré-escolar e do 1.º ciclo no presente ano letivo.