A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria vai apoiar a participação de dois alunos da freguesia, matriculados na Escola Secundária Jaime Moniz, numa visita de estudo ao CERN, o Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear. A viagem é organizada por um grupo de docentes da disciplina de Física e Química daquela escola e vai realizar-se ainda durante o ano lectivo em curso.
O CERN, situado em Genebra, na Suiça, é uma das instalações científicas mais avançadas do mundo, reconhecido como o maior acelerador de partículas do mundo, sendo por isso um lugar muito procurado por estudantes da área de Física e Química. O projeto nasceu em 1957, fruto da iniciativa de doze países da europa ocidental, com o objetivo de construir um centro de investigação europeu.
Tal como os restantes seis alunos que vão integrar esta visita de estudo, os dois estudantes da freguesia apoiados pela Junta, Fábio Alves e Lara Caires, foram selecionados tendo em conta o seu mérito escolar.
A assinatura do protocolo entre a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e a Escola Secundária Jaime Moniz, que vai permitir o referido apoio, realizou-se na manhã desta sexta-feira, nas instalações da escola.
Para além dos presidentes das duas entidades, Ana Isabel Freitas e Pedro Araújo, respetivamente, participaram na cerimónia de assinatura do protocolo os dois estudantes apoiados, bem como alguns dos docentes responsáveis pela organização da visita.
Após a assinatura do protocolo, o presidente da freguesia, Pedro Araújo, que se fez acompanhar da vogal Elena Freitas, conversou com os dois jovens da freguesia, felicitando-os pelo desempenho escolar e formulando votos para que aproveitem a visita da melhor forma.
Sobre o apoio concedido, Pedro Araújo referiu que “apesar das nossas dificuldades orçamentais, não podíamos deixar de apoiar esta atividade de natureza educativa que envolve dois jovens da freguesia, reconhecidos pelo seu mérito escolar”. Por isso, enaltece a iniciativa e a “assumida cultura de valorização da excelência, um instrumento preponderante para o desenvolvimento da sociedade”.