‘Netos do Coração’ é a denominação do projeto de voluntariado juvenil da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, apresentado em cerimónia realizada no final da tarde desta terça-feira. na sua sede.
O projeto surge na sequência de uma candidatura da Freguesia a um dos programas juvenis da Direção Regional da Juventude, representada no evento por Marina Silva, da Divisão de Programas e Associativismo Juvenil.
O presidente da Junta de Freguesia, Pedro Araújo, enalteceu a importância dos programas juvenis da Direção Regional da Juventude, bem como elogiou a disponibilidade e entusiasmo dos jovens voluntários, todos residentes na freguesia.
O autarca disse ainda que o projeto combina “a vontade de contribuir para uma cidadania mais ativa e participativa dos jovens com a necessidade de encontrar respostas sociais adequadas ao envelhecimento da população”.
pedro Araujo adiantou que o executivo da Junta está a preparar vários regulamentos, entre os quais o da Bolsa de Voluntariado, que pretende incentivar e criar condições para mais iniciativas desta natureza.
Por seu turno, Marina Silva, em representação da Direção Regional da Juventude, destacou “a louvável iniciativa da Junta de Freguesia, a pertinência do projeto, bem como o título escolhido”, dando também a conhecer outros dos vários projetos existentes para a juventude a nível regional.
Apresentada foi também a gestora do projeto, Helena Catarina Andrade, psicóloga que terá a responsabilidade de coordenar e monitorizar toda a atividade, que expressou a sua motivação para acompanhar os voluntários.
O principal objetivo deste projeto de voluntariado juvenil é o acompanhamento de idosos da freguesia, combatendo o isolamento e a exclusão social, através de visitas para confraternização e apoio, bem como por via da realização de atividades conjuntas. A iniciativa, que terá a duração de quatro meses, inclui um evento de encerramento, que vai juntar os jovens e os idosos beneficiados pelo programa.
O presidente da Assembleia de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Marsilio Aguiar, fez questão de assistir à apresentação, para além de outros vogais da Assembleia e de alguns familiares e amigos dos voluntários. Bárbara Pestana, Diana Freitas, Eduarda Barros, Luís Tomás Andrade e Rosangela Cabral são os cinco voluntários que dão corpo a este novo projeto da freguesia.