O alargado programa de comemorações do 67.º aniversário do Imaculado Coração de Maria prosseguiu, esta quinta-feira, 8 de Dezmebro, com a Missa Solene em honra da Imaculada Conceição e também pela freguesia.
Com a igreja decorada a preceito, a missa foi presidida pelo padre João Carlos Gomes e solenizada pelo Grupo de Tocares e Cantares da Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria.
No período dedicado à acção de graças, a junta prestou diversas homenagens e reconhecimentos a pessoas e entidades ligadas ao passado e ao presente da freguesia.
Antes das homenagens, o presidente Pedro Araújo, acompanhado pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Marsilio Aguiar, começou por presentear Natividade Sousa com um ramo de flores, como forma de agradecimento pela ornamentação da igreja para esta festividade, há quase duas décadas na freguesia.
Seguiram-se as homenagens que enalteceram: António Paixão Correia, ex-tesoureiro da Junta, da Casa do Povo e do CF Carvalheiro, Teresa Patrício, funcionária da Junta há quase quatro décadas, Rodrigo Trancoso, ex-tesoureiro da Junta, ex-deputado regional e ex-presidente da Assembleia Municipal, Pe. João Carlos Gomes, actual pároco da freguesia, e Alberto Abreu, ex-vogal da Junta na década de 90.
Para além de figuras particulares, a junta prestou também uma homenagem a uma entidade colectiva, nomeadamente as Missionárias Verbum Dei, que chegaram à freguesia há três décadas, contribuindo para “a renovação da consciência do nosso lugar no mundo e na Igreja”.
O executivo presidido por Pedro Araújo prestou ainda três homenagens a título póstumo, recordando Paulo Saldanha, reputado empresário da freguesia, João Nunes (Jana), ex-colaborador da junta e ex-tesoureiro da Casa do Povo, e Valdemar Santos, ex-autarca, todos falecidos no passado recente.
Após este momento, o presidente Pedro Araújo convidou todos os presentes para um convívio no adro da igreja, que proporcionou momentos de confraternização entre todos, incluindo os antigos presidentes da junta, Simplício Pestana e Gonçalo Aguiar.
Na véspera, realizou-se a Noite de Fado, outro dos eventos integrados nas comemorações do aniversário, no Salão Paroquial, que culminou com o partir do bolo e o cantar dos parabéns à freguesia.