A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria dispõe, a partir de agora, de um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, mercê de uma parceria com a Associação Presença Feminina.
O protocolo que estabelece as condições de funcionamento do novo Gabinete foi assinado esta terça-feira, na sede da freguesia, pelo presidente da Junta, Pedro Araújo, e pela presidente da Associação Presença Feminina, Helena Pestana.
Estiveram igualmente presentes na formalização do acordo Elena Freitas, vogal da Junta, e Silvana Freitas, psicóloga da Associação Presença Feminina, a principal entidade regional dedicada, especificamente, à problemática da violência doméstica.
Através do referido protocolo, revela uma nota dirigida à imprensa, “a Associação Presença Feminina passa a dar apoio a todas as vítimas de violência doméstica residentes no Imaculado Coração de Maria, que vierem a solicitar ajuda através da Junta de Freguesia”.
“A missão do Gabinete é prestar atendimento gratuito, personalizado e confidencial, permitindo o acesso das vítimas aos diversos serviços de apoio especializado, nomeadamente nas áreas jurídica, psicológica e social”, acrescenta.
Adianta ainda que “o acordo prevê também a realização de iniciativas de sensibilização para a causa dos direitos, da promoção e da dignificação da mulher na freguesia do Imaculado Coração de Maria, a organizar conjuntamente pelas duas entidades”.
E conclui: “Este Gabinete de Violência Doméstica é mais uma valência do Gabinete Social da freguesia, que conta com respostas na área dos direitos do consumidor, da enfermagem de família, do apoio social e da habitação”.