A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria assinalou o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com uma palestra dirigida à população sénior. A iniciativa foi realizada em parceria com a DECO – Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor, com quem a Junta de Freguesia tem um protocolo firmado desde o passado mês de fevereiro.
“Direitos do Consumidor Sénior – S.O.S. Consumidor” foi o título da palestra, ministrada por Alexandra Caldeira, Técnica Superior do Gabinete de Inovação e Projectos da DECO, na Escola da APEL, nomeadamente na sala da Universidade Sénior.
O presidente da Junta de Freguesia esteve presente nesta iniciativa, realçando “o protocolo com a DECO, que procura contribuir para uma sociedade mais bem formada e esclarecida na área do consumo, prevenindo problemas, dificuldades e conflitos”.
O serviço da DECO no Imaculado divide-se em três áreas – serviços de apoio ao consumidor, balcão de energia e habitação ao consumidor, e gabinete de proteção financeira -, funcionando todas as sextas-feiras, entre as 10 e as 17 horas, com intervalo das 13 às 14 para almoço.
Quanto à palestra, dirigida aos ‘alunos’ da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, explicou como identificar práticas comerciais desleais, com destaque para as abordagens porta-a-porta e para as vendas agressivas.
Alexandra Caldeira explicou ainda quais os direitos dos consumidores quando são vítimas deste género de práticas e deixou vários conselhos e recomendações úteis para as compras do dia a dia!
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído por John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos da América, precisamente a 15 de Março de 1962, que defendeu o direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido.