O presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, e a representante da DECO- Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor na Madeira, Alexandra Caldeira, estiveram hoje reunidos para debater a promoção de acções de sustentabilidade ambiental comuns a ambas as entidades.
Assim, e ao longo de 2024, a Junta do Imaculado e a DECO vão organizar algumas acções de formação dirigidas a distintos públicos-alvo, desde os mais jovens aos seniores, abordando diferentes temas, onde a educação ambiental vai estar em destaque.
As entidades vão também actuar em parceria na promoção de um projecto na área das ecofamílias, que visa “fomentar um espírito de boas práticas ambientais, contribuindo para um desempenho ecológico individual de excelência e para o desenvolvimento sustentável da comunidade”, anunciou a junta através de um comunicado de imprensa.
O executivo liderado por Pedro Araújo vai também recorrer ao teste lançado pela DECO, no âmbito do projeto Europeu PSLifestyle, “para avaliar o impacte ambiental dos cidadãos, motivando a comunidade para uma vida mais positiva, saudável e sustentável”. Relativamente a este teste, será criado um endereço web específico para a freguesia, “permitindo a realização de um diagnóstico colectivo dos comportamentos da comunidade local, no que concerne às práticas ambientais”.
“Todos os dias estamos a dar pequenos passos rumo a uma melhor gestão ao nível da energia, da água e dos resíduos, promovendo a economia circular e valorizando os recursos naturais e as áreas verdes do nosso território”, refere a propósito o presidente Pedro Araújo.
Recorde-se que a Junta do Imaculado e a DECO são parceiros desde Fevereiro do ano passado, estando a associação integrada no Gabinete Social da Freguesia, onde presta atendimento às quintas-feiras, das 9 às 13 horas, e sextas-feiras, das 14 às 17 horas.
Neste gabinete, a DECO presta informação sobre direitos na área do consumo, resolução de reclamações, gestão do orçamento, renegociação de dívidas e aconselhamento sobre habitação e energia, num serviço que é gratuito para os residentes locais.