A Junta do Imaculado Coração de Maria e a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny celebraram, ontem, um protocolo de cooperação, visando a criação de um Gabinete de Enfermagem de Família na freguesia.
Através deste Gabinete de Enfermagem de Família, que se estreia em fevereiro, um grupo de enfermeiras especialistas, docentes da São José de Cluny, disponibilizará uma intervenção diferenciada a famílias em situação de crise, a fim de promover o seu bem-estar.
As consultas de enfermagem prestadas aos residentes no Imaculado Coração de Maria são gratuitas e destinam-se a famílias a vivenciar processos de saúde-doença ou de desenvolvimento, mediante agendamento prévio efetuado através dos serviços administrativos da Junta.
O Gabinete de Enfermagem de Família é mais um serviço prestado pelo Gabinete Social da freguesia, um projecto implementado pelo actual executivo, que conta com serviços na área social, da habitação, dos direitos do consumidor e agora também da saúde.
A presidente da Escola de Enfermagem, Merícia Jesus, referiu que “o projecto insere-se no âmbito da sua responsabilidade social, promovendo uma estreita ligação entre as suas atividades, ensino e investigação, e a comunidade onde se integra, numa perspetiva de valorização recíproca”.
Já o presidente da Junta, Pedro Araújo, “agradeceu a disponibilidade da Escola perante este desafio, integrado no projecto Imaculado Saudável, que visa afirmar o Imaculado como uma freguesia amiga da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida, e da defesa da vida humana”.
O autarca relembra que “o reforço do apoio às famílias ao nível da saúde foi um dos compromissos que assumimos e que temos vindo a materializar através de diversos meios e estratégias”.