A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria procedeu ao abate de uma viatura registada em nome da freguesia que se encontrava há vários meses no parque da Câmara Municipal do Funchal, na Fundoa de Cima.
A viatura terá sido adquirida em 2008 para apoio à intervenção da equipa de exterior mas deixou de estar em circulação há vários anos.
Em Junho de 2020, o anterior executivo deliberou inclusive proceder ao abate devido ao avançado estado de degradação e à inviabilidade de reparação da mesma.
Nessa data, o anterior presidente deu a conhecer aos presentes que se iniciaram diligências no sentido de mandar abater a viatura, situação que, contudo, nunca se veio a verificar até Outubro de 2021, data em que o executivo mudou de “mãos”.
Também em Junho de 2020, o assunto foi abordado na Assembleia de Freguesia, com o então presidente da Junta a comunicar aos membros presentes a deliberação de proceder ao abate, o que todavia apenas se veio a consumar neste mandato.
Com efeito, foi já sob a gestão deste novo executivo que o processo de abate da viatura foi finalmente concretizado, numa operação que, mesmo assim, ainda rendeu 250 euros aos cofres da Junta.
Questionado sobre o assunto, o presidente da Junta, Pedro Araújo, referiu que “é obrigação do executivo tentar optimizar todos os recursos existentes, pelo que, considerando o estado da viatura e a sua idade, foi o negócio possível de concretizar nesta data”.