O psicólogo Hugo Fernandes vai integrar a equipa multidisciplinar voluntária que o executivo da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria está a formar, com o propósito de trabalhar na criação da marca territorial “Imaculado, o Coração do Funchal”.
Com a criação desta marca territorial o executivo de Pedro Araújo deseja consolidar a população e o comércio existente, reforçando o sentimento de pertença, para depois cativar novos investidores, expandir o número de residentes e atrair mais visitantes.
A presença de um psicólogo na equipa multidisciplinar dedicada à criação da marca garante a colaboração ao nível do processo de avaliação e diagnóstico, no apoio à tomada de decisão e ainda na fase de implementação e monitorização do plano.
Para além do psicólogo, o executivo da Junta pretende incluir na equipa multidisciplinar profissionais das áreas do marketing e comunicação, do mercado imobiliário, do comércio e do turismo, envolvendo também a Câmara Municipal do Funchal.
A Comissão Social da freguesia, através de todos os seus membros constituintes, terá também um papel relevante neste trabalho, que irá culminar com a criação desta marca territorial, um dos compromissos de campanha do atual executivo.
Sobre o projeto da criação desta marca, Hugo Fernandes enfatiza que “autarquias preocupadas com a promoção de freguesias sustentáveis, humanizadas e saudáveis, contribuem para o bem-estar das suas populações”.
Hugo Fernandes considera que “a promoção da identidade e das potencialidades dos territórios contribui indiscutivelmente para o bem-estar e o crescimento social e económico das suas populações”.
A este nível considera que “o trabalho dos psicólogos, em parceria com as autarquias locais, pode ser um contributo significativo, dada a abrangência técnica e científica da psicologia neste âmbito”.
O psicólogo conta com experiência na relação profissional com entidades públicas, com contributos na área da administração pública e local, como membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Hugo Fernandes conta também com algumas publicações em revistas científicas, sendo um dos articulistas do Diário das Freguesias.