A freguesia do Imaculado Coração de Maria recebeu o segundo de cinco concertos eucarísticos que se estão a realizar na Madeira, da autoria da Banda Municipal de Santana.
A Igreja Paroquial do Imaculado Coração de Maria viveu assim uma manhã de domingo diferente do habitual, com um extraordinário concerto, marcado por um novo tipo de repertório e sonoridades, que emocionou todos os presentes.
Este ciclo de concertos litúrgicos tem o apoio do Governo Regional da Madeira que, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, estabeleceu com a Banda um protocolo de desenvolvimento e cooperação cultural.
“Aliar a música filarmónica ao património religioso” e “contribuir para a promoção e divulgação da música filarmónica e dos músicos que, na Região, se dedicam a esta arte” são os objectivos deste protocolo.
O concerto litúrgico realizado na Igreja Paroquial do Imaculado Coração de Maria contou com a participação especial da solista Sofia Almeida, que abrilhantou a atuação da Banda Municipal de Santana.
O presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, assistiu ao evento acompanhado pelo presidente da Banda, José Carlos Abreu, e pelo pároco da freguesia, Reverendo Pe. João Carlos Gomes.
No final, o autarca felicitou a Banda Municipal de Santana e a solista Sofia Almeida pela “fantástica interpretação”, regozijando-se pelo facto de “o Imaculado Coração de Maria ter sido a primeira freguesia do Funchal a receber tão belo espectáculo”.
Já o Pároco da Freguesia, Reverendo Pe. João Carlos Gomes, destacou “a composição intergeracional da Banda Municipal de Santana”, valorizando a importância “desta ligação entre os jovens e os mais experientes”.