O Infantário Estrelinhas do Vip juntou-se à empresa de cuidadores de idosos ‘Casa da Avó’ num nova projecto intergeracional. Esta iniciativa visa a visita mensal de vários utentes da Casa da Avó ao Infantário para realizarem actividades em conjunto com os mais jovens, “colocando em prática o método de educação consciente, pioneiro na nossa Região”.
“O Conceito de Educação intergeracional acentua a sua dimensão pedagógica no encontro de diferentes gerações a executarem atividades e tarefas que respondam às suas necessidades e interesses, numa dinâmica de cooperação, interação, intercâmbio e de diálogo intergeracional desenvolvido numa relação igualitária, de tolerância e respeito mútuo”, aponta nota à imprensa.
O infantário defende que “este tipo de educação é uma abordagem coerente para o desenvolvimento da educação ao longo da vida, tendo em conta o seu potencial para a promoção da consciência sobre a diversidade das culturas de diferentes gerações”. Esta é uma forma de “valorizar a interação dos mais idosos na formação dos mais jovens, dignificar o contacto entre gerações através da partilha de conhecimentos, valores e afectos”.