A Escola Básica e Secundária da Calheta acolhe hoje, pelas 18h30, uma sessão dedicada à Inteligência Artificial, promovida pela Associação de Pais da EBS/PE da Calheta. Integrada no ciclo “Conversas na Escola”, a iniciativa pretende promover uma reflexão sobre o impacto crescente da IA no ensino e na sociedade.
O debate será moderado pelo director-geral e editorial da Empresa Diário de Notícias da Madeira e contará com a participação de Luís Gaspar, director dos Serviços de Tecnologias e Ambientes Inovadores da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Eduardo Fermé, professor catedrático da Universidade da Madeira, e Inês Maciel, aluna do 12.º ano da escola anfitriã.
A conversa irá centrar-se em torno de duas grandes questões: será a Inteligência Artificial uma aliada, tornando o ensino mais personalizado e inclusivo? Ou representará uma ameaça, condicionando o pensamento crítico e incentivando o facilitismo?
Com um painel representativo da academia, da gestão educativa e dos próprios estudantes, a sessão propõe-se abrir um espaço de diálogo sobre os desafios e potencialidades da IA, numa altura em que esta tecnologia se afirma como elemento central no futuro da educação.