Durante os últimos dias, a água que corre na Ribeira da Ametade ganhou uma tonalidade acastanhada. As chuvas que têm caído agravaram a situação, e durante o fim-de-semana era bem visível a mancha castanha que tingia o mar na zona da foz da Ribeira do Faial, despertando a atenção da população local e de todos os que por ali passavam.
Embora alguns moradores de São Roque do Faial suspeitassem de uma intervenção desregrada no leito da ribeira da Ametade, o Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamento e Infra-estruturas (SREI) fez saber que na origem desta situação estará um deslizamento de terras de grandes dimensões, ocorrido acima do Ribeiro Frio, em lugar inacessível. Os técnicos da SREI têm estado no local a monitorizar a área, de modo a garantir que os taludes em causa não se apresentam instáveis, assegurando que se tratou apenas de um escorregamento pontual.
Regularização do leito
Na passada sexta-feira, dia em que as águas acastanhadas começaram a chegar ao mar, alguma maquinaria pesada procedia à intervenção junto à ponte da Via Expresso sobre a referida linha de água, levando os passantes a estabelecer uma relação entre ambos. Refira-se que a maquinaria procedia a uma regularização da ribeira a fim de o tornar mais seguro, à semelhança do que tem acontecido um pouco por toda a Ilha, não tendo essa intervenção qualquer impacto na qualidade da água.
Intervenção a jusante da ponte
Ainda na mesma linha de água, um pouco a jusante da Ponte das Cruzinhas, na ER 103, a SREI vai proceder, dentro de duas semanas, à consolidação dos pés direitos (base) de alguns terrenos localizados na margem esquerda da ribeira, promovendo assim o suporte de toda aquela área, tornando-os mais seguros.