Arrancam hoje as celebrações da freguesia de São Jorge. A sessão solene decorre neste momento, com Susana Prada, Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais a representar o Governo Regional.
Nos discursos, a Via Expresso entre Santana e São Jorge foi tema constante. Américo Gomes voltou a pedir a sua conclusão; Susana Prada referiu que o Governo Regional tem prevista a conclusão da Via Expresso entre Santana e o Arco de São Jorge, a par da obra para o arranjo urbanístico de São Jorge, uma requalificação que valorizará a freguesia.
A governante não esqueceu os investimentos que a Águas e Resíduos da Madeira tem previstas para a freguesia, na ordem dos 700 mil euros, que visam, sobretudo, minimizar as perdas de água nas redes de distribuição, eliminar a descarga de águas residuais não tratadas e aumentar a cobertura de rede de drenagem de águas residuais. A par disso, serão substituídos mais de 3.500 metros de condutas com rupturas na Estrada do Vigário, Caminho da Corrida e Estrada da Achada Felpa. No que toca aos reservatórios, serão feitas intervenções nas infra-estruturas da Ribeira Funda, Achada do Pico e ETA de São Jorge.
Ainda assim, Susana Prada não deixou de salientar a importância do trabalho das juntas de freguesia, sobretudo pela proximidade às pessoas e às suas necessidades, apelando ao fortalecimento de consensos, “pretextos para que cada um dos presentes relembre e tenha presente que só o bem-estar das populações deve completar a noção de serviço público e bem estar social”, referiu.
Após as cerimónias, poderá contar com muita animação musical pela noite dentro. Às 21h30 actua a Banda do Arco de São Jorge; às 22h30 sobem ao palco os Amigos da Música. Antes disso, às 21 horas serão distinguidos os melhores alunos da freguesia dos diferentes níveis de ensino, do 1.º ciclo ao secundário, agraciados com um prémio monetário.
No âmbito destas comemorações, estará patente ao público este fim-de-semana, no salão da Junta de Freguesia, uma pequena exposição ‘São Jorge de outros tempos’ com fotos que retratam outros tempos da vida social, cultural e religiosa da freguesia.