No próximo sábado, dia 7, o Mercado Municipal do Estreito de Câmara de Lobos volta a receber o ‘Cantar das Janeiras’, uma tradição de Portugal que consiste na reunião de grupos, homens e mulheres, que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.
A iniciativa, que vai já na sua nona edição é promovida pela Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos e está agendada para as 20 horas, prolongando-se até às duas horas da manhã.
“Acima de tudo, pretende-se juntar famílias, grupos de amigos e instituições que, com ou sem instrumentos, promovam o convívio, a alegria, os bons costumes e as tradições desta época natalícia”, refere a organização no comunicado enviado às redacções. A mesma entidade dá conta de que, ao longo das últimas edições, tem sido notória “uma adesão cada vez mais crescente”, tanto dos residentes, como de pessoas de toda a Ilha.
A edição deste ano contempla a actuação da TUMa – Tuna Universitária da Madeira, do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, do Grupo Coral e Etnográfico ‘O Brinquinho’ da Casa do Povo do Caniço. Pelo palco vão passar o Grupo Musical Amigos da Música e Miro Freitas, terminando a animação com a actuação do DJ SIL. Haverá, também, um mega Bolo Rei com 40 metros para distribuir por todos os presentes.
O evento “Cantar as Janeiras” conta com o apoio do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Inclusão e Cidadania, do Município de Câmara de Lobos, da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e da ACRE – Associação Cultural e Recreativa do Estreito.