No próximo sábado, dia 24, a malha e a ceifa do trigo, da cevada e do centeio estarão em destaque numa acção promovida pela Junta de Freguesia do Jardim da Serra, em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal – CDISA Quinta Leonor.
A iniciativa ‘Malha e Ceifa de Cereais – Trigo, Cevada e Centeio’ decorrerá entre as 15horas e as 22h30, nas instalações da referida Quinta Leonor e da antiga Escola dos Murinhos, edifícios contíguos no centro da freguesia.
Manuel Gonçalves, responsável pelo CDISA, recorda que a cultura dos cereais já teve maior relevo na freguesia, um pouco à semelhança do resto da Ilha, mas, nos últimos anos, são pouco mais de dez os agricultores que ainda semeiam trigo, cevada ou centeio no Jardim da Serra. “São produções muito residuais, com sementeiras pequenas, quase apenas para não perder a semente”, realça.
É, pois, com o objectivo de recuperar as variedades de cereais que eram cultivadas no passado, que o CDISA e a Junta do Jardim da Serra têm desenvolvido esforços para dar a conhecer a cultura dos cereais aos mais novos. Além da acção que decorrerá no próximo sábado, estas entidades têm promovido as sementeiras, contando com o apoio do ‘Germobanco/ISOPLexis’, graças a um protocolo assinando entre as partes.
No seguimento dessa parceria, os interessados poderão assistir, a partir das 18h30 do dia 24, a uma palestra onde serão abordadas as vantagens e a necessidade de preservação das variedades agrícolas regionais, tendo como orador convidado Miguel Ângelo Carvalho, coordenador daquela instituição integrada na Universidade da Madeira.
No final do evento, haverá animação, protagonizada pela artista Agostinha Pestana. De salientar que ao longo de todo o dia estarão à disposição dos interessados alguns produtos locais, como artesanato, plantas, sidra, sopa de trigo, entre outros.