
A Quinta Leonor, localizada no Jardim da Serra, será palco de um encontro intergeracional único, no dia 3 de Fevereiro. A iniciativa parte do Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal (CDISA), que promove a sementeira de variedades regionais de trigo, cevada e centeio, unindo alunos do 1.º ciclo e agricultores experientes na preservação do património agrícola da região.
A actividade insere-se no evento ‘Tempos de Hortifruticultura 2026’ e tem como foco a transmissão de saberes ancestrais e na promoção do Modo de Produção Biológica. “Mais do que plantar cereais, a iniciativa visa garantir que técnicas de cultivo e variedades locais não se percam com o tempo”, aponta nota à imprensa.
Os destaques desta iniciativa estão relacionados com a partilha integeracional, já que se promove o encontro entre entre os “novos” e os “velhos” semeadores; a sustentabilidade, pois há um foco na biodiversidade e na economia local do Jardim da Serra; e na aprendizagem prática, já que as demonstrações integram o programa alargado do evento, que decorre até 12 de Março e inclui acções de poda e enxertia.
As atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia, reforçando o compromisso do CDISA com a educação ambiental e o apoio aos agricultores da freguesia.