Realiza-se amanhã a 2.ª edição da iniciativa ‘Jardim da Serra – Food Matching – Aromas, Cores e Sabores’, um evento formativo com duas acções de demonstração, organizado pela Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através do CDISA Quinta Leonor.
O Hotel Quinta da Serra acolhe esta iniciativa, que acontece, como já se disse, amanhã, entre as 17 horas e as 22h45.
Na acção ‘As Sidras e a Enologia’ os formandos terão a oportunidade de participar numa produção de sidra ao vivo, durante a qual os formadores enunciarão e explicitarão os princípios e os critérios que orientam a caracterização sensorial desta bebida, desde a maçã em fresco, passando pelo mosto, terminando na própria sidra.
A segunda acção que versa sobre ‘Os Produtos Locais e a Gastronomia’ levará os participantes a conhecer as técnicas e os critérios de harmonização dos produtos locais, com os diferentes tipos de sidra. Na primeira edição, as sidras utilizadas pertenciam apenas a produtores do Jardim da Serra. A novidade deste ano consiste na presença de sidras oriundas das principais zonas de produção da Madeira, nomeadamente, São Roque do Faial, Santo da Serra (Machico), Prazeres e Jardim da Serra.
Ambas as acções têm como destinatários os activos que desenvolvem as suas actividades no sector agrícola ou no sector agroalimentar, bem como jovens agricultores e técnicos que trabalhem nesses mesmos sectores.
Conforme revelou a organização do ‘Diário das Freguesias’, os objectivos desta formação são, sobretudo, dar a conhecer os critérios organoléticos que são usados na apreciação e na avaliação das sidras, bem como conhecer as regras e as técnicas de harmonização de comidas e de bebidas.
Refira-se que iniciativas deste género permitem reforçar as competências daqueles que trabalham na agricultura ou no domínio agroalimentar, bem como valorizar, de modo criativo, os produtos locais, através da gastronomia.
Esta é uma iniciativa financiada pelo PRODERAM 2020.