No passado dia 15, a Universidade Sénior da Calheta – Escola Lombo Guiné recebeu o professor João Lemos que, numa palestra realizada no Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social, abordou a importância do turismo nas áreas rurais.
O orador falou do impacto do turismo no território, na sociedade e no ambiente, considerado como factor de desenvolvimento desde que bem planeado e monitorizado. Referiu ainda que com a chegada das actividades turísticas ao concelho muitas pessoas passaram a ter uma pluriactividade, incluindo por vezes a agricultura a tempo parcial.
No decorrer da sessão o conferencista apresentou os indicadores turísticos do concelho relativos ao ano 2018, sendo que a Calheta tem 33 estabelecimentos hoteleiros, que corresponde a 1.349 camas (672 quartos) e 639 unidades de Alojamento Local, o que corresponde a 3.411 camas. Face a estes dados, alertou para a necessidade de uma estratégia turística municipal de curto, médio e longo prazo, monitorizando o sector e para não hipotecar o seu futuro, visando a sua sustentabilidade económica, social e ambiental.
João Lemos deixou, ainda, algumas sugestões para diversificar a oferta turística concelhia, caso de um roteiro gastronómico, a criação do Museu da Agricultura, o roteiro religioso, o roteiro geológico,a criação do Conselho Municipal do Turismo e do Património (CMTP) e a implementação de postos de turismo em cada freguesia.