A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria promoveu, esta manhã, uma acção de formação no âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, destinada aos mais jovens da freguesia. A iniciativa surge fruto de uma parceria com a DECO – Associação Para a Defesa do Consumidor.
A conferência ‘Descomplica os teus direitos’ foi dirigida a 0 alunos do 8.º e 9.º ano da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo e foi conduzida por Alexandra Caldeira, da DECO.
O presidente da Junta, Pedro Araújo, abriu a sessão, recordando que o Imaculado é a freguesia-sede da DECO no Funchal e reforçando a importância da educação para o consumo responsável, defendendo a inclusão de matérias como esta nos currículos escolares. Dina Nóia, representante do Conselho Executivo da Escola, enalteceu a iniciativa e a relevância do tema para os alunos, num contexto de crescente digitalização do comércio e da necessidade de escolhas informadas.
De acordo com nota à imprensa, Alexandra Caldeira, da DECO, explicou aos jovens os seus direitos enquanto consumidores dentro da União Europeia, alertando também para os riscos associados a compras realizadas em plataformas fora do espaço europeu, onde não há garantias de proteção.
Fruto de um protocolo com a DECO, a Junta disponibiliza apoio e aconselhamento aos moradores sobre diversas questões de consumo, promovendo, sempre que possível, sessões educativas para diferentes públicos.
Para esta tarde de segunda-feira, está agendada uma outra acção destinada ao público sénior, que terá lugar às 16 horas, na Escola da APEL, sob o tema ‘SOS Consumidor: Vendas agressivas’, alertando para cuidados a ter na assinatura de contratos e nas vendas à distância.