• Ribeira Brava
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
“Mais jaulas? É uma afronta à freguesia”
11 Dezembro, 2020
Campanário unânime contra aumento de jaulas
11 Dezembro, 2020

Junta da Ribeira Brava dá parecer contra instalação de mais jaulas

11 Dezembro, 2020 às 18:38

O executivo da Junta de Freguesia da Ribeira Brava, após análise ao “Projecto para Instalação e Exploração de Piscicultura por Empresa Offshore”, em jaulas de Cultura em mar aberto para engorda de dourada, eixo Ribeira Brava/Cabo Girão, torna público o seu parecer negativo, por unanimidade, já que foram detetados alguns aspectos que, no entender desta edilidade, não acrescentam valor face aos riscos expectáveis, nomeadamente no que se refere:

– Ao elevado impacto visual face ao número excessivo de Jaulas entre eixo do Cabo Girão – Ribeira Brava (CG1, CG2, CG3) para atividade de exploração. Este tenderá a influenciar diretamente toda a zona da Costa, no que respeita às atividades náuticas ou de lazer, ao turismo e menor procura pelo alojamento local, associado ao impacto paisagístico negativo;

– À grande possibilidade de fugas de peixes das jaulas. Isto irá atingir negativamente as zonas envolventes que resultará, consequentemente, na sua degradação e no aparecimento de novos predadores;

– Ao aumento anual previsto de produção da atividade de piscicultura, que acresce para 1440 toneladas. Isto representa um avolumar insustentável de dejetos e excrementos, tendo em conta a realidade da nossa costa;

– Ao impacto ambiental. Nomeadamente o aumento da poluição causada pela atividade;

– Ao impacto socioeconómico. Não nos parece sustentável, já que os riscos superam os potenciais benefícios atualmente apresentados. Não se vislumbram, portanto, benefícios diretos para o município nem para a Região, uma vez que apenas garante quatro postos de trabalhos, expectáveis, já que a derrama do investimento é, no grosso, previsivelmente feita por empresas estrangeiras, sendo garantidamente a promotora uma entidade offshore sediada na Zona Franca da Madeira e que beneficia de um Regime Fiscal muito mais favorável do que as Empresas Residentes. Além disso, baseia-se numa política mais orientada para a exportação.

– Ao resumo do estudo apresentado. Apresenta uma estrutura pouco específica, incompleta, num discurso baseado no eufemismo e na demagogia, não apresentando de modo claro e baseado em evidências as informações para esclarecer plenamente as entidades e a população. Não apresenta rigor para fundamentar objetivamente a implementação das jaulas, tendo em consideração a complexidade da acção pretendida e não justifica o seu impacto negativo para a comunidade local.

Share
Victor Hugo
Victor Hugo

Publicações relacionadas

2 Junho, 2025

Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja


Ler mais

Foto: JFCF

31 Maio, 2025

Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos


Ler mais
29 Maio, 2025

Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Junta de Freguesia de São Pedro realiza viagem e promove convívio entre moradores
  • Junta do Imaculado assinalou Dia da Criança nas escolas locais
  • Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja
  • Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos
  • Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.