A Junta de Freguesia da Ribeira Brava recuperou, nos últimos 5 anos, recuperou cerca de 30 fontanários, deu hoje conta o edil em comunicado remetido às redacções.
A mesma nota revela que, só nos primeiros seis meses de 2023, já foram requalificados 11 fontanários ao longo da freguesia da Ribeira Brava que para o presidente da junta denota “o empenho e a dedicação que esta entidade coloca em preservar o seu património e as suas tradições”.
Marco Martins avança ainda que “a Junta de Freguesia da Ribeira Brava tem a intenção de elaborar um livro, onde estejam referidos todos os fontanários da freguesia, para que a cultura e a história dos nossos monumentos possam ser divulgadas e registadas”. O objectivo é “ambicioso”, admite, “visto que será necessário fazer um levantamento de todos os fontanários da nossa freguesia e a sua georreferenciação”. Não obstante, o presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Brava diz-se confiante de que estes fontarários serão “locais atrativos para os residentes e para os que nos visitam contemplarem”.
Como já é tradição, a Junta de Freguesia organiza o Concurso de Enfeites de Fontanários todos os anos e 2023 não é exceção, mantendo o compromisso de “incentivar os jovens para um maior conhecimento das fontes e dos fontanários públicos da freguesia”. Acontece hoje, dia 23 de Junho, a visita aos fontanários da freguesia, sendo atribuído um valor monetário a todos os participantes.