
A sede da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria acolhe, esta quarta-feira, a IV Exposição Lúdica da Associação Ornitológica da Madeira (AOM), a primeira de um ciclo de cinco mostras itinerantes que irão decorrer em vários locais da freguesia.
Durante a manhã, o presidente da Junta, Pedro Araújo, visitou o espaço expositivo, saudando a realização desta iniciativa e sublinhando “a importância de actividades que aproximam a comunidade da natureza e que despertam o interesse por estas aves ornamentais”.
O autarca destacou ainda o valor educativo e familiar da exposição, que decorre até às 16h30, constituindo uma oportunidade de aprendizagem acessível e envolvente para todas as idades e uma oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido pelos criadores regionais.
Os visitantes têm a oportunidade de observar algumas espécies de aves ornamentais, conhecer as suas características e esclarecer dúvidas junto dos responsáveis da Associação Ornitológica da Madeira.
João Fernandes, presidente da AOM, está a acompanhar a exposição, disponível para partilhar conhecimentos sobre o papel daquela entidade na preservação e desenvolvimento da ornitologia madeirense.
Esta é a primeira de cinco exposições a realizar-se em diferentes locais da freguesia, numa parceria entre a AOM e a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, que pretende levar a ornitologia mais perto das pessoas.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, parceiros institucionais que reconhecem o valor desta ação para a educação ambiental e para o fortalecimento da ligação entre o meio urbano e a natureza.
De acordo com nota à imprensa, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria “reafirma, assim, o seu papel como promotora activa de cultura, educação ambiental e cidadania, valorizando o território e o seu capital humano”.