A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria vai ter, no âmbito do seu Gabinete Social, uma área de apoio às vítimas de violência doméstica, mercê de um protocolo a realizar com a Associação Presença Feminina.
“Para além desta resposta, as duas entidades pretendem articular um programa de sensibilização dirigido a jovens adolescentes, através das escolas locais, procurando intervir ao nível das atitudes, valores e comportamentos, face ao problema da violência nas relações”, refere a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria através de uma nota dirigida à imprensa.
A ‘não violência nas relações interpessoais’ é, de resto, uma das prioridades do projecto Imaculado Saudável, implementado pela freguesia em 2022 em prol da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida e da defesa da vida humana.
“Os princípios desta parceria entre a Junta e a Associação Presença Feminina têm vindo a ser debatidos e analisados há algum tempo e ficaram praticamente definidos na manhã desta quinta-feira, num encontro realizado na sede da associação”, acrescenta.
Com efeito, o presidente da Junta, Pedro Araújo, acompanhado pelo secretário Emanuel Vieira, visitou as instalações da ‘Presença Feminina’, onde foi recebido pela presidente Helena Pestana e pela sua equipa de trabalho.
A assinatura do protocolo entre as duas entidades está agendado para Janeiro mas o trabalho conjunto vai iniciar-se antes, começando justamente por uma iniciativa para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A Associação Presença Feminina – FEM é uma organização que se dedica desde a sua fundação, em 1995, à defesa dos direitos, promoção e dignificação das mulheres, com particular ênfase no apoio às vítimas de violência doméstica.
No final da visita, Pedro Araújo enalteceu “o extraordinário trabalho desenvolvido pela Associação Presença Feminina no apoio às vítimas de violência e na luta por uma mudança de mentalidades”, referindo que “a parceria será uma mais-valia para o Imaculado na área das relações interpessoais e promoção dos afectos”.