Com o objectivo de colocar em prática os projectos previstos para 2019, fazendo valer o orçamento aprovado no final do ano passado, que ronda pouco mais de 111 mil euros, a Junta de Freguesia de Santana tem procurado colocar no terreno medidas que tragam benefícios imediatos e directos para os seus habitantes, dando continuidade a uma política de proximidade assente na resolução dos problemas do dia-a-dia das pessoas, de forma célere e eficaz.
Actuando em várias frentes, das limpezas às pequenas obras em veredas e becos, passando pelo apoio social às famílias e aos alunos da freguesia, o presidente da Junta acredita que esta é a melhor forma de aplicar as verbas destinadas a cada uma das rubricas.
Além dos trabalhos de limpeza de veredas e outros pequenos arruamentos da freguesia, dando seguimento ao compromisso assumido junto da Câmara Municipal de Santana, Ricardo Teixeira exemplifica a sua política de proximidade com os apoios concedidos no primeiro mês do ano.
Aos alunos finalistas do 12.º ano da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral que residem na freguesia, no total de 15, a Junta atribuiu um apoio de 60 euros com vista a ajudar na concretização da viagem de finalistas, contribuindo, assim, para que esses jovens possam conhecer outras realidades. Aos alunos da EB1 PE de Santana foi concedido um apoio financeiro para o pagamento do transporte colectivo numa visita de estudo que realizaram à cidade do Funchal.
Importante, segundo o autarca desta freguesia nortenha, é, também, o apoio social concedido a famílias com dificuldades financeiras, para que possam, desta forma, realizar pequenas obras nas suas habitações, conferindo-lhes uma melhor qualidade de vida.
Referência, ainda, para o incentivo à natalidade em vigor nesta freguesia do concelho de Santana, com atribuição de 100 euros a cada criança nascida. No primeiro mês de 2019 o subsídio foi atribuído a duas famílias. Refira-se que em 2018 somaram-se 26 crianças/famílias beneficiárias deste apoio.