O programa ‘Apoio ao Ensino’ da Junta de Freguesia de Santo António vai chegar a 600 alunos dessa freguesia. Este apoio destina-se à aquisição de material escolar, beneficiando alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino.
“Pelo terceiro ano consecutivo, reforçámos o programa de apoio à compra de material escolar, destinado aos alunos residentes na freguesia, passando de 526 estudantes apoiados em 2023 para um total de 600 alunos abrangidos este ano lectivo”, refere lídio Castro, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.
O autarca dá conta de que foram atribuídos ‘tickets educação’, com valores entre 25 e 40 euros, garantindo assim um apoio mais justo e proporcional às necessidades de cada agregado familiar”. O presidente da autarquia sublinha que o actual Executivo “tem tido a preocupação de simplificar o acesso ao programa, tornando-o mais acessível e mais inclusivo, de forma a minimizar a burocracia e alcançar o maior número de alunos”.
Para o presidente da Junta de Freguesia, esta medida de alívio à carga financeira das famílias, nas despesas com a educação, é vista como “um verdadeiro investimento no futuro”.
“Não encaramos este programa como um encargo, mas sim como um investimento nas novas gerações, que serão os principais impulsionadores do progresso da freguesia”, afirmou.
Ilídio Castro acrescentou ainda que é objetivo do seu Executivo, até ao final deste mandato, “continuar a reforçar o investimento na educação e na juventude, pois é essencial para assegurar o desenvolvimento de Santo António”.