No âmbito do XI capítulo Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, ocorreu um encontro entre a Junta de Freguesia de São Gonçalo e a Confraria de São Gonçalo.
O presidente da Junta de freguesia de São Gonçalo, Tiago Freitas, deu a conhecer a respetiva freguesia à Confraria de São Gonçalo através de um encontro que ocorreu durante as celebrações do XI capítulo Confraria dos Ovos Moles de Aveiro. Este evento ficou marcado, com o firmamento da geminação entre a Confraria Enogastronómica da Madeira e a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro.
É desejo das Instituições, procurar estabelecer e consolidar as ligações, através de um protocolo de cooperação que permitam conhecer e difundir a História e as Estórias entre São Gonçalo, município do Funchal e São Gonçalo, município de Aveiro.
“É pela riqueza da diversidade cultural, etnográfica e gastronómica que as Regiões se identificam e se afirmam. De igual modo, essas particularidades exclusivas e identitárias as projectam além fronteiras. Foi muito interessante e enriquecedor, conhecer as peculiaridades de São Gonçalo de Aveiro, aguçando naturalmente a vontade em encontrar referências comuns que permitam constituir uma aliança entre as duas Instituições,” explicou Tiago Freitas.
A Confraria de São Gonçalo, é a mais antiga Confraria de Portugal, e essa curiosidade por si só, constitui um fato histórico de enorme relevância, de igual modo, as estórias de como a mesma surgiu, transporta-nos a tempos singulares e que se encontram devidamente documentados através de publicações já editadas.
“É vontade de ambas as Instituições iniciarem um projeto de proximidade que permita estreitar laços de amizade e cooperação institucional, procurando promover-se sempre que as ocasiões o permitam, obedecendo, respeitando e preservando as características intrínsecas, culturais e sociais, bem como, os costumes e tradições,” concluiu Tiago Freitas.